domingo, 24 de julho de 2011

Osklen - Summer 2012

A marca Osklen nasceu no final dos anos 80, com Oskar Metsavaht,
gaúcho, surfista, médico e aventureiro.




Sua primeira peça veio com a intenção de criar casacos para suportar o frio e a neve em uma expedição que o próprio Metsavath participaria no Aconcagua(pico mais alto da América do Sul,) pois no Brasil ainda não existia marca que fizesse tal casaco.














Osklen - Gardian Amazon (winter 2007)
O estilista apresenta em suas coleções elementos que mesclam ,cultura urbana, esporte, responsabilidade social e ambiental. Mescla sofisticação  a um "espírito livre".



















Osklen : Surfing the Mountains (Winter 06)







Metsavaht foi eleito pela revista americana Fast Company como um dos 100 mais inovadores nos négocios. Isso se deve a sua mente aberta para relacionar arte , design com sustentabilidade. Além de lojas no Brasil, a marca  Osklen existe através de lojas em mais de 10 países.





United Kingdon of Ipanema (Summer 08)





O desfile  verão 2012 da Osklen foi apresentado na SPFW (São Paulo Fashion Week), cujo nome da coleção é Royal Black .A coleção foi inspirada na estética da Cultura Negra.






Silhuetas de formas simples e amplas, tecidos como linho, tricô de ráfia, malha de algodão,  detalhes metálicos e  peças confeccionadas com o couro alaranjado do peixe pirarucu. A coleção foi influênciada pelo trabalho do Fotógrafo e Antrópologo Pierre Verger feitas na Bahia - Brasil e do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado feitas na África.












A intenção inicial de Oskar Metsavaht era de colocar um "casting" 100% negro, mas o estilista encontrou grandes dificuldades :






"Pedi ajuda para todo mundo, mas não havia profissionais experientes o suficiente", disse o estilista à coluna do site Terra.






Seria fantástico um casting 100% negro, não é mesmo? Mas como não foi possível, adorei assim, com modelos de diferentes raízes étnicas.100% Brasil.









Confira o video do desfile:







         





Além das roupas, modelos e desfile, um elemento que me chamou bastante a atenção foi a trilha sonora embalada ao som do Berimbau (instrumento utilizado na capoeira). Durante a pesquisa descobri mais sobre :

A trilha sonora do desfile foi assinada por produtores da Gommus

"Tendo como referência primordial o resultado da influência do africanismo na Bahia e no Rio de janeiro, a música foi gravada nos estúdios da Gomus captando-se instrumentos como o “Talking Drum” (que é um instrumento de guerra africano) e muitos Berimbaus. "( fonte: Blog da Gomus).





Espero que gostem do Post inaugural Passarela Brasileira/ Brazilian Runway.








A partir de agora, falarei mais sobre a Moda Brasileira e tudo que a influencia.


Beijos e até a próxima!!!